Peso

A aldeia do Peso, também conhecida por Santa Maria Madalena de Peso, situa-se no concelho da Covilhã, na margem direita do rio Zêzere, à porta da Serra da Estrela, região abençoada pela natureza.

Durante muitos anos manteve a sua feição rural tendo evoluído a par do desenvolvimento da montanha que a encima, despontando pequenas indústrias têxteis, de madeiras ou panificação.

Tem um património natural, social e arquitetónico de referência, como a Igreja Matriz (original do século XII foi renovada posteriormente), as Capelas do Divino Espírito Santo e a do Senhor dos Paços ou a Fonte do Mergulho e o Chafarizito.

Destaque ainda para o Santuário de Nossa Senhora de La Salette, um conjunto datado de 1864, constituído por coreto, miradouro e capela, bem como uma capelinha em honra a São Sebastião. Para reparar danos visíveis, o conjunto foi alvo de uma campanha de reconstrução na década 60 do século XX. No local, têm lugar as festividades em honra à Santa, muito populares na região. A celebração ocorre todos os segundos Domingos de Setembro.

Heráldica

Armas – Escudo de azul, peso de ouro entre dois ramos de oliveira de prata, frutados de negro, com os pés passados em aspa e atados de ouro; campanha diminuta ondada de prata e azul de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ PESO – COVILHÃ “.

Bandeira – De amarelo, cordões e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

Caracterização​

Situada na margem direita do rio Zêzere, a aldeia encontra-se a cerca de quinze quilómetros da cidade da Covilhã, sede do concelho. Faz fronteira natural com as freguesias do Paul, Coutada, Cortes do Meio, Tortosendo, Dominguiso e Vales do Rio.

Integra, desde 2013, a União das Freguesias de Peso e Vales do Rio, constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Peso e Vales do Rio. Com 15,89 km² de área e 1 265 habitantes (2021), a sua densidade populacional é de 88,8 hab/km².

Património / Locais de interesse:

–  Igreja Matriz
–  Capela do Divino Espírito Santo
–  Casario tradicional e fonte de mergulho do Chafarizito e do Ribeiro da Canada
–  Miradouro no santuário de Nossa Senhora de La Salette

Equipamentos:

Saúde:

–  UL Saúde:
Avenida Furriel Aníbal José P. Casteleiro, 6200-602 Peso | Contacto 275 950 130

–  Farmácia do Rio:
Estrada Municipal 513 nº 19 6200-623 Peso | Contacto 275959002

–  Centro Social Comunitário do Peso:
Rua de Santa Maria Madalena, nº 10, 6200-220 Peso | Contacto 275 959 696

Educação e Cultura:

–  Jardim de Infância do Peso:
Avenida Aníbal Casteleira, 6200-603 Peso | Contacto 914 409 884

Outros:

–  Posto CTT:
Avenida Furriel Aníbal José P. Casteleiro, 6200-602 Peso | Contacto 275 950 130

Turismo & Cultura

Locais a visitar

 

–  Igreja matriz
–  Capela do Divino Espírito Santo
–  Casario tradicional e fonte de mergulho do Chafarizito e do Ribeiro da Canada
–  Miradouro no santuário de Nossa Senhora de La Salette

 

Eventos

Festival da Filhós – A iniciativa, promovida pelo Centro Social e Comunitário da freguesia e pela Associação de Juventude da aldeia, promove a filhós e as tradições da freguesia, o feijão no forno, os brulhões, os bolos de colher e outras iguarias como os doces de abóbora e cereja. Durante dois dias, há animação de rua, dezenas de expositores, e a aldeia regressa ao passado numa recriação do que era o Peso entre os anos 40 e 70.

Associativismo

O associativismo de carácter social, cultural e desportivo teve, desde sempre, um papel fundamental na evolução da aldeia e das suas gentes. As  principais associações com sede na aldeia são a Associação Juventude do Peso, fundada em 1975, e o Centro Social e Comunitário do Peso (IPSS), fundado em 2004.

Galeria